sexta-feira, setembro 16, 2022

PESQUISANDO A PESQUISA

 

Com certeza, neste 2022, estamos assistindo à falência da credibilidade de muitas empresas, associações e instituições do Estado brasileiro. Entre as que nos causam mais revolta e asco, estão entidades até aqui merecedores de algum respeito, tais como grandes órgãos da imprensa, o Senado Federal, a OAB e, no topo deste amontoado de escombros, o STF e seu braço eleitoral, o TSE. Portanto, não deve nos causar qualquer surpresa a constatação de que empresas especializadas em pesquisas de campo tenham, também, despencado neste abismo amoral. Para não fazer uma acusação vazia, vamos pesquisar um pouco sobre o resultado das intenções de voto que nos foi apresentado esta semana por duas empresas,

Veio primeiro o relatório da pesquisa BrasMarket[1] realizada entre os dias 10 e 14 de setembro. Nela o Presidente Bolsonaro tem 40,2% / 43,5% (+3,3%)[2] e o ex-presidiário tem 28,4% / 30,5%. (+2,1%). Atente para o crescimento do Presidente paralelamente à queda do adversário. Tomando apenas a estimulada, veja que Ciro aparece com 7,6%, Simone Tebet com 4,6%. Guarde estes números, pois eles vão mostrar uma incongruência, no mínimo muito esquisita.

É interessante observar que o total de brancos, nulos e não sabe, que na espontânea é de 21,3%, cai para 12,1% na estimulada. Além disso, nas duas avaliações, este índice cai significativamente entre final de agosto e esta semana.

Ontem a JP mostrou os números da pesquisa realizada entre os dias 13 e 15 pela DataFolha[3]. Vou me ater apenas à estimulada considerando que esta se aproxima mais da situação real na cabine de votação. O ex-presidiário, o homem mais inocente do Brasil, aparece com 45% e o Presidente com 33%. Entre uma e outra empresa, não há só uma inversão, mas uma diferença absurda entre os números. Mas só destes 2 candidatos, pois para Ciro e Simone, as duas pesquisas apresentam EXATAMENTE o mesmo resultado. Como a da DataFolha arredonda os valores, 8% para Ciro e 5% para Simone, podemos então fazer o mesmo para os da BrasMarket, ou seja, 7,6 vira 8 e 4,6 vira 5. PIMBA!!!!

Interessante! Os entrevistados, ao identificar a quem o entrevistador está trabalhando, dão a resposta de acordo com o viés político que elas atribuem à empresa pesquisadora. Quando DataFolha, a resposta é Lula, quando BrasMarket, Bolsonaro!!! Êta povo esperto!!!!

Só faltam 16 dias. Se nada de anormal ou surpreendente acontecer, teremos a confirmação das previsões de uma ou de outra. É só aguardar.

  BRASMARKET


 DATAFOLHA


MODALDATA





[1] Essa pesquisa foi feita integralmente por telefone e isto deve ser visto com visto com muitas reservas.

[2] Os valores são: pesquisa espontânea, pesquisa estimulada e diferença entre uma e outra.

[3] Não consegui descobrir qual foi o método de entrevista utilizado pela DataFolha, apenas que foram 5.926 entrevistados, enquanto na BrasMarket foram 2.400.


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